O Colégio

⇒ Projeto Pedagógico

Para dar mais tranquilidade aos pais, a cada iníicio de ano são realizados Encontros Pedagógicos para apresentar a equipe de coordenadores e professores e o trabalho a ser desenvolvido durante o ano.

A cada início de semestre, a direção juntamente com a coordenação e professores buscam aperfeiçoamento através de cursos, palestras e treinamentos. São momentos de aprendizagem e convivência.

O projeto pedagógico do Colégio Goyases é concebido em três filosofias básicas: a organização, o conteúdo e a disciplina.

Segmentos:

. Educação Infantil;
. Ensino Fundamental I - 1º a 5º ano;
. Ensino Fundamental II - 6º ao 9º ano;

Fazem Parte do nosso Processo Pedagógico

Biblioteca

A Biblioteca do Colégio Goyases atende período vespertino com orientação de um bibliotecário na execução de trabalhos, pesquisas e leitura de livros, revistas e gibis.

Simulados

São provas com alternativa de múltipla escolha realizadas bimestralmente para os alunos de 5º ano ( 2° semestre ) a 9º ano com conteúdo acumulativo de todas as matérias, que a intenção de preparar nossos alunos com provas similares a de vestibular e concursos que exijam conhecimentos diversos e que geram colocação.

Inglês e Informática

As aulas de Inglês e Informática são oferecidas de maternal ao 5º ano, buscando a aquisição de conhecimentos necessários às exigências de um mundo globalizado.

Vivência Prática

Os conteúdos ensinados quando possível são vivenciados com aulas de campo como estratégia complementar. Os alunos só participam após autorização dos pais, via agenda.

Projeto Notícia - Utilizando a Rádio Escola

Roda de Leitura

Como forma de incentivar a leitura prazerosa, diária e diversificada com menor custo para o responsável, a educação infantil adota a roda de leitura, que acontece com a troca semanal dos livros literários executando uma tarefa sobre este para verificação da leitura que busca também um contato maior dos pais, junto à escolarização dos seus filhos.

De 1º ao 9º ano são adotados 4 livros que são trabalhados bimestralmente, sendo realizado um trabalho literário específico com cada livro.

1º, 5º e 9º ano
São realizados projetos específicos para essas séries favorecendo a integração desses alunos ao novo grupo e a adaptação às novas regras.

Tarefas de casa

As tarefas de casa são reforços do conteúdo de cada matéria ensinada em sala.
Quando o aluno não a realiza ele é notificado via agenda necessitando do visto do responsável, sendo que a seqüência de três tarefas não realizadas a coordenação solicita a presença do responsável na escola.

Projetos Pedagógicos

Durante o ano são desenvolvidos vários projetos onde cada fase possui o seu.

1 - Educação Infantil: Busca integrar o aluno ao meio em que vive, mostrando que ele faz parte do mundo. Para isso vão ao teatro, a exposições, a fazendas ecológicas, etc.

2 - Ensino Fundamental I e II: Sempre integrando o aluno na realidade em que vive e mostrando a importância de conhecer o passado, os alunos vão ao Memorial do Cerrado, Cidade de Goiás, Serra de Caldas, Organizações Jaime Câmara, Rádio escola, etc.
Esses projetos têm como objetivo tornar a aprendizagem prazerosa.

.Acampadentro
.Análises de Filmes
.Olímpíadas de Matemática
.Plantão de dúvidas
.Treinos esportivos
.OBA - Olimpídas Brasileira de Astronomia.

⇒ Intercâmbio Cultural
Tem como objetivo incentivar os alunos a desinibirem-se através de apresentações de peças teatrais, danças. Nesse evento fazemos o fechamento dos projetos bimestrais trabalhados em sala de aula, tais como o dia da Mulher, Dia do Circo, Páscoa, Monteiro Lobato e outros.

⇒ Homenagem às Mães
Esse evento é muito esperado pelas mães, pois os alunos de maternal à 8ª série fazem apresentações para homenageá-las.

⇒ Mostra Literária e Cultural
Envolvendo toda a escola visa mostrar a todos os convidados o trabalho de produção de texto dos alunos. São apresentados vários tipos de textos com temas variados.

Festa Junina
Com a participação de alunos, funcionários e pais, esse evento visa resgatar a nossa cultura através de danças, comidas típicas e muita animação.

Exposição Científica
Durante todo o ano ela vai sendo trabalhada com os alunos. É um evento esperado por todos, pois é multidisciplinar porque envolve alunos, professores e pais. O projeto é desenvolvido a partir de um tema gerador com base na pesquisa científica e incentiva a criatividade.

Dia do estudante
É um dia especial para os alunos da segunda fase do Ensino Fundamental. Nesse dia há uma programação especial como palestras com nutricionistas falando da importância da alimentação, entre muitas outras.

JIGO
Momentos de muita descontração e competição. Proporciona a integração e o desenvolvimento dos alunos de maternal ao 9ºano.

⇒ Semana da Criança
São preparadas várias atividades pedagógicas educativas, estimulando o lúdico e o prazer.

⇒ Campanha de Solidariedade

...

Informática Educacional

As aulas de Informáticas são oferecidas aos alunos de maternal à 5ºa ano, buscando a aquisição de conhecimentos necessários às exigências de um mundo globalizado.

O Laboratório de informática torna-se uma extensão da sala de aula!

A proposta de Informática Educacional do Colégio Goyases visa integrar a informática com todas as disciplinas, através de projetos e aulas desenvolvidos em conjunto com os professores.

A informática é voltada ao seu verdadeiro papel de contribuir na formação educacional de nossos alunos. Para tanto o computador é utilizado como uma ferramenta de auxilio ao aprendizado, bem como, uma rica fonte de pesquisas e estudos.