Autoridade em Crise

A autoridade parental é indispensável para a construção do caráter e para que valores possam ser transmitidos aos pequenos. Crianças criadas sem consciência de limites podem se tornar adultos frustrados e infelizes. Muitos pais, no entanto, têm medo de desempenhar seu papel de educador, confundindo autoridade com autoritarismo.

AUTORIDADE E AUTORITARISMO: ENTENDA AS DIFERENÇAS

Apesar de terem o mesmo radical, autor, autoridade e autoritarismo são bastante diferentes. Enquanto a primeira pode ser entendida como o poder de impor e ensinar limites necessários para uma convivência saudável em sociedade, a segunda indica a utilização exacerbada desse poder, realizado pela simples imposição de uma ideia sem possibilidade de contraposição. É exatamente por confundir e misturar os significados de autoridade e de autoritarismo que tantos pais, hoje, têm medo de exercer qualquer forma de poder sobre seus filhos – seja ele justo e necessário à boa educação da criança ou um poder ilícito e prepotente, ditado apenas pelo desejo arrogante de se impor a qualquer custo. A autoridade enfrenta séria crise na sociedade contemporânea e muitos pais têm perdido o controle em situações nas quais, quem deveria ser comandado, comanda e quem deveria mandar comete um desmando atrás do outro.

MEDO DE EDUCAR

Educar uma criança significa ensiná-la a se tornar um ser civilizado. Isso pressupõe, no que diz respeito aos pais, firmeza, constância e, sobretudo, a convicção de que essa autoridade é legítima porque sem ela não é possível uma construção correta da criança.
Para que isso realmente aconteça, é preciso, em primeiro lugar, que os pais superem as suas próprias resistências internas que se opõem a esse exercício. O medo da rejeição tem impedido os pais de se posicionar de forma correta e os levado a dizer sempre “sim” e a proibir o menos possível.
É importante ressaltar que a frase “quem ama educa” não é apenas um clichê, dado que as crianças são confiadas a nós para que as preparemos, da melhor forma possível, para o convívio em sociedade.

O Colégio Goyases conta com a Psicóloga escolar, Aurélia Carneiro Caetano Mello
(CRP 09/10325), e estamos à disposição para ajudá-lo (a) em assuntos relacionados à formação de seu filho(a)!